sábado, 19 de maio de 2012

Pierangelo Sequeri - Desejo e Amor

«A figura que o desejo enquanto tal assume diante da consciência reflexa do homem pode ser dita como o horizonte do desejo humano que se abre como vontade de amor. Vontade de amar e não só de ser amado
Pierangelo Sequeri - "L'umano alla prova"


(texto original: «La figura che il desiderio in quanto tale assume di fronte alla coscienza riflessiva dell'uomo si può dire come l'orizzonte del desiderare umano che si apre come volontà d'amore. Volontà di amare e non solo d'essere amato»)

Johannes Baptist Metz - Humanizar-se pela Pobreza

«Deus não nos rejeitou ou ficou afastado de nós; pelo contrário: ele tratou-nos com amor auto-sacrificial. Ao nos ter dado o Unigénito, Deus mostrou-nos o que a nossa existência é, mostrou-nos a verdadeira natureza da nossa humanidade, e mostrou-nos o espírito adequado para nos tornarmos em seres humanos: o espírito de pobreza
Johannes Baptist Metz - "Poverty of Spirit"


(texto acedido: «God did not reject us or stay aloof from us, rather he treated us with self-sacrificing love. In giving us the Only Begotten One, God showed us what our existence is, showed us the true nature of our humanness, and showed us the proper spirit to have in becoming a human being: the spirit of poverty»)

Dietrich Bonhoeffer - Lidar com os Inimigos

«O Cristão deve tratar o seu inimigo como um irmão, e retaliar a sua hostilidade com amor. O seu comportamento deve ser determinado não pelo modo como os demais o tratam, mas pelo tratamento que ele recebe de Jesus; ele tem uma única fonte, e essa é a vontade de Jesus.»
Dietrich Bonhoeffer - "The Cost of Discipleship"


(texto acedido: «The Christian must treat his enemy as a brother, and requite his hostility with love. His behaviour must be determined not by the way others treat him, but by the treatment he himself receives from Jesus; it has only one source, and that is the will of Jesus»)

John Polkinghorne - Criação e Cosmologia

«Eu acredito que precisamos de manter distinções - a doutrina da criação é diferente de uma cosmologia científica, e deveremos resistir à tentação, a que por vezes os cientistas se entregam, de tentar assimilar os conceitos da teologia aos conceitos da ciência.»
John Polkinghorne - "Reason and Reality (…)" 


(texto original: «I think we need to maintain distinctions - the doctrine of creation is different from a scientific cosmology, and we should resist the temptation, which sometimes scientists give in to, to try to assimilate the concepts of theology to the concepts of science»)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

C. S. Lewis - A Inutilidade do Cristianismo

«Se o cristianismo não é verdadeiro, então nenhum homem honesto vai querer acreditar nele, por mais que possa ser útil; se for verdadeiro, todo o homem honesto vai querer acreditar nele, mesmo que isso não lhe seja minimamente útil.»
C. S. Lewis - "God in the Dock"


(texto original: «If Christianity is untrue, then no honest man will want to believe it, however helpful it might be; if it is true, every honest man will want to believe it, even if it gives him no help at all»)

Olegario G. de Cardedal - O Anúncio Cristão

«A especificidade do anúncio cristão, não é uma confirmação do mundo, mas a oferta de outra sabedoria, o logos da cruz, a sabedoria de um Deus humilhado, a proposta de um poder absoluto que se define como amor e se dá em solidariedade, de uma existência de Cristo onde a perda prévia é condição do ganho definitivo.» 
Olegario G. de Cardedal - "Historia, Hombres, Dios"

 
(texto original: «La especificidad del anuncio cristiano, no es una confirmación del mundo, sino la oferta de otra sabiduría, el logos de la cruz, la sabiduría de un Dios humillado, la propuesta de un Poder absoluto que se define como amor y se da en solidaridad, de una existencia de Cristo donde la pérdida previa es condición de la definitiva ganancia»)

N.T. Wright - Celebrar a Criação

«É central para a vida Cristã que celebremos a bondade da criação, consideremos o seu presente estado danificado, e, na medida da nossa possibilidade, celebremos antecipadamente a sanação do mundo, a própria criação nova. Arte, música, literatura, dança, teatro, e muitas outras expressões de deleite e de sabedoria humanas, devem todas ser exploradas de modos originais.»
N.T. Wright - "Simply Christian"


(texto original: «It is central to Christian living that we should celebrate the goodness of creation, ponder its present brokenness, and, insofar as we can, celebrate in advance the healing of the world, the new creation itself. Art, music, literature, dance, theatre, and many other expressions of human delight and wisdom, must all be explored in new ways»)

Bernard Sesboüé - A Via da Ressurreição

«Não há nenhum plano inclinado que nos leve de forma contínua ao mundo da ressurreição. A lei da existência de Jesus, que passou pelo sofrimento e a morte, é a lei da existência de cada homem, é também a lei do mundo. Este facto deve-nos colocar de sobreaviso contra os triunfalismos fáceis e nos tornar fortes ante o escândalo e a loucura da pretensão cristã acerca da salvação universal.»
Bernard Sesboüé - "Jésus-Christ dans la tradition (…)"


(texto original: «Il n’y a pas de passage incline qui nous conduise de manière continue au monde de la résurrection. La loi de l’existence de Jésus, qui a passé par la souffrance et la mort, est la loi de l’existence de tout homme, elle est aussi la loi du monde. Cette donnée nous doit mettre en garde contre les triomphalismes faciles et nous rend forts devant le scandale et la folie de la prétention chrétienne sur le salut universel»)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Miroslav Volf - O Fracasso do Perdão

«O perdão fracassa porque eu excluo o inimigo da comunidade dos seres humanos e eu mesmo da comunidade dos pecadores. Mas ninguém pode estar na presença do Deus do Messias crucificado por muito tempo sem superar esta dupla exclusão»
Miroslav Volf - "Circuit Rider" (vol. 2, 2003)


(texto original: «Forgiveness flounders because I exclude the enemy from the community of humans and myself from the community of sinners. But no one can be in the presence of the God of the crucified Messiah for long without overcoming this double exclusion»)

Eugene H. Peterson - O Desafio de Seguir Jesus

«O caminho de Jesus não pode ser imposto ou mapeado - ele exige uma participação activa no seguimento de Jesus à medida em que ele nos conduz, algumas vezes, através de territórios estranhos e desconhecidos, em circunstâncias que se tornam claras apenas nas hesitações e questionamentos, nas pausas e reflexões nas quais nos empenhamos numa conversa orante uns com os outros e com ele
Eugene H. Peterson - "The Jesus Way"


(texto original: «The way of Jesus cannot be imposed or mapped - it requires an active participation in following Jesus as he leads us through sometimes strange and unfamiliar terrritory, in circumstances that become clear only in the hesitations and questionings, in the pauses and reflections where we engage in prayerful conversation with one another and with him»)

Richard John Neuhaus - O Pior face à Morte

«Face à morte, a pior coisa não é a tristeza ou a perda ou o desgosto. O pior é ser encontrado pela morte e não ser transformado pelo encontro. Existem pílulas que podemos tomar para se viver essa experiência, mas o perigo é que, então, não se passe através da experiência, mas em torno dela
Richard John Neuhaus - "The eternal pity"


(texto original: «Facing death, the worst thing is not the sorrow or the loss or the heartbreak. Worse is to be encountered by death and not to be changed by the encounter. There are pills we can take to get through the experience, but the danger is that we then do not go through the experience but around it»)

Christos Yannaras - Criado para a Comunhão

«A criação do homem é obra do amor de Deus, não da sua "boa disposição", mas do seu amor que funda o Ser como uma realidade existencial de comunhão e de relações pessoais. O homem foi criado para comungar no modo pessoal da existência, quer dizer, na vida de Deus: para participar na liberdade do amor, que é a "verdadeira vida".»
Christos Yannaras - "La Liberté de la Morale" 


(texto acedido: «La création de l'homme est l'œuvre de l'amour de Dieu, non de sa "bonne disposition", mais de son amour qui fonde l'Etre comme une réalité existentielle de communion et de relations personnelles. L'homme a été créé pour communier au mode personnel de l'existence, c'est-à-dire à la vie de Dieu: pour avoir part à la liberté de l'amour, qui est la "vraie vie"»)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Karl Rahner - Maturidade no Dever

«Quantas vezes eu descobri que crescemos para a maturidade não pelo fazermos o que queremos, mas pelo fazermos o que devemos. Quão verdadeiro é que nem todo o "devo" é uma compulsão, e nem todo o "gosto" é sinal de uma elevada moralidade e verdadeira liberdade.»
Karl Rahner - "Encounters with Silence"


(texto acedido: «How often I have found that we grow to maturity not by doing what we like, but by doing what we should. How true it is that not every 'should' is a compulsion, and not every 'like' is a high morality and true freedom»)

Geneviève Comeau - O Incondicional na Vida

«A dimensão do incondicional é o que permite viver o acolhimento do outro, o respeito e a abertura, no coração da vida profissional. Mesmo o mundo do mercado e das finanças, com os múltiplos contratos que o constituemprecisa em última análise da confiança para não entrar em colapso
Geneviève Comeau - "Peut-on donner sans condition?"


(texto original: «La dimension de l'inconditionnel est ce qui permet de vivre l'accueil de l'autre, le respect et l'ouverture, au coeur de la vie professionnelle. Même le monde du marché et de la finance, avec les multiples contrats qui le constituent, a besoin en fin de compte de la confiance pour ne pas s'effondrer»)

Gilbert K. Chesterton - A Exepção que é o Homem

«O ser humano é uma excepção, independentemente de tudo o mais que ele seja. Se ele não é a imagem de Deus, então ele é uma doença da poeira. Se não é verdade que um ser divino caiu, então só podemos dizer que os animais exorbitaram.»
Gilbert K. Chesterton - "All things considered"


(texto original: «Man is an exception, whatever else he is. If he is not the image of God, then he is a disease of the dust. If it is not true that a divine being fell, then we can only say that one of the animals went entirely off its head»)

Robert Spitzer - Doação Eucarística

«Se substituirmos a palavra "corpo" por "eu" nas palavras Eucarísticas, obtemos "Este é todo o meu eu entregue por vós". Isto é notavelmente próximo da definição dada por Jesus acerca do amor ("dom de si", como em João 15,13). Assim, na Eucaristia, Jesus não está apenas a dar-nos todo o Seu ser - toda a Sua pessoa -, Ele também está a dar-nos o Seu amor, na verdade, o Seu amor incondicional - ou seja, um amor que não pode ser excedido
Robert Spitzer - "Five Pillars of the Spiritual Life"


(texto original: «If we substitute the word "self" for "body" in the Eucharistic words, we obtain "This is my whole self given up for you." This is remarkably close to Jesus' definition of love ("gift of self" as in John 15:13).Thus, in the Eucharist, Jesus is not only giving us His whole self - His whole person - He is also giving us His love, indeed, His unconditional Love - that is, a love that cannot be exceeded»)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Robert Spaemann - O Rumor de Deus

«Que exista um ser que na nossa língua se chama "Deus" é um rumor antigo que não se tem conseguido silenciar. Este ser não faz parte do que existe no mundo. Deve, antes, ser a causa e a origem do universo. Faz parte do rumor que no próprio mundo existem vestígios de tal origem e que são referências à mesma. E esta é a única razão pela qual se pode fazer sobre Deus diversas afirmações.»
Robert Spaemann - “La diceria immortale”


 
(texto acedido: «Che esista un essere che nella nostra lingua si chiama "Dio" è una vecchia diceria che non si riesce a mettere a tacere. Questo essere non fa parte di ciò che esiste nel mondo. Dovrebbe essere piuttosto la causa e l’origine dell’universo. Fa parte della diceria, però, che nel mondo stesso ci siano tracce di quell’origine e riferimenti ad essa. E questa è la sola ragione per cui su Dio si possono fare affermazioni diverse»)

Maria Clara Bingemer - O Amor Cristão

«Ágape trata-se de um amor no qual se destacam a generosidade desinteressada e oblativa, sem qualquer outro interesse ou possibilidade de gozo e satisfação do que o próprio facto de exercer-se e colocar-se em movimento em direcção ao outro. O outro, objecto e interlocutor constante desse amor, é quem determina seu ponto de partida, seu nascedouro, a forma que adquire sua expressão, sua oblação e seu fim último
Maria Clara Bingemer - "A Argila e o Espírito"

Peter Kreeft - O Poder da Oração

«Eu suspeito fortemente que se víssemos toda a diferença que mesmo a mais ínfima das nossas orações a Deus faz, e todas as pessoas que essas pequenas orações poderiam afectar, e todas as consequências dessa influência ao longo dos séculos, nós ficaríamos de tal modo paralisados, com espanto perante o poder da oração, que seriamos incapazes de nos levantar dos nossos joelhos para o resto das nossas vidas.»
Peter Kreeft - "Angels and demons (...)"


(texto original: «I strongly suspect that if we saw all the difference even the tiniest of our prayers to God make, and all the people those little prayers were destined to affect, and all the consequences of those effects down through the centuries, we would be so paralyzed with awe at the power of prayer that we would be unable to get up off our knees for the rest of our lives»)

John Milbank - A Liturgia e o Encontro

«E todavia nos voltamos para Ele quando Ele nos alcança; aqui reside o mistério da liturgia - liturgia que, para a teologia, é mais fundamental do que a linguagem ou a experiência, e todavia é simultaneamente linguística e experiencial.»
John Milbank - "Radical Orthodoxy? (...)"


(texto original: «And yet we only turn to Him when He reaches us; herein lies the mystery of liturgy - liturgy that for theology is more fundamental than either language or experience, and yet is both linguistic and experiential.»)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

John D. Caputo - As Idolatrias

«Ortodoxia é idolatria se ela significar o possuir a "opinião correcta sobre Deus" - "fundamentalismo" é o exemplo mais extremo e evidente de tal idolatria -, mas não se significar manter a fé da forma correcta, isto é, não segurando-a de modo algum, mas sendo-se segurado por Deus, no amor e serviço. Teologia é a idolatria se significar o que dizemos sobre Deus, em vez de nos deixarmos ser abordados pelo que Deus nos tem a dizer
John D. Caputo - "What would Jesus deconstruct?"


(texto original: «Orthodoxy is idolatry if it means holding the "correct opinions about God" -"fundamentalism" is the most extreme and salient example of such idolatry - but not if it means holding faith in the right way, that is, not holding it at all but being held by God, in love and service. Theology is idolatry if it means what we say about God instead of letting ourselves be addressed by what God has to say to us»)

Elisabeth Schüssler Fiorenza - Linguagem religiosa

«Não deve ser desvalorizado o facto de que a linguagem religiosa, como todas as outras linguagens, tem um efeito duplo: ela tanto pode espelhar o nosso mundo histórico-senhorial e legitimar religiosamente o status quo, ou pode articular o mundo querido por D**s como um mundo alternativo de justiça e amor
Elisabeth Schüssler Fiorenza - "Transforming vision (...)"

 
(texto original: «It must not be overlooked that religious language, as all other language, has a double-effect: It can either mirror our historical-kyriarchal world and legitimate the status quo religiously, or it can articulate G*d's intended world as an alternative world of justice and love»)

Luis Ladaria - Cristo e a Nossa Humanidade

«A "humanidade" de cada um cresce na medida em que aumenta a união com Cristo. A participação nesta plenitude de Cristo tem o seu fundamento no facto de que o Filho de Deus, assumindo a humanidade concreta de Jesus, se uniu misteriosamente a cada um de nós.»
Luis Ladaria - "Jesucristo, salvación de todos"

 
(texto original: «La "humanidad" de cada uno crece en la medida en que aumenta la unión con Cristo. La participación en esta plenitud de Cristo tiene su fundamento en el hecho de que el Hijo de Dios, asumiendo la humanidad concreta de Jesús, se ha unido misteriosamente a cada uno de nosotros»)

Anselmo Borges - A Motivação da Criação

«Na perspectiva cristã, Deus revelou-se não por causa dele mesmo, mas por causa dos homens e das mulheres. Deus não criou os seres humanos por causa da sua glória, mas exclusivamente por causa da felicidade deles, seres humanos. O único interesse de Deus na criação é a realização plena dos homens e das mulheres
Anselmo Borges - "Diário de Notícias" (2008/01/12)

domingo, 13 de maio de 2012

Bíblia - A Vida em Cristo

«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos.»
Evangelho segundo São João